[LCWO LOGO]  

Login

User name:
Password:

Language
Български Português brasileiro
Bosanski Català
繁體中文 Česky
Dansk Deutsch
English Español
Suomi Français
Ελληνικά Hrvatski
Magyar Italiano
日本語 Bahasa Melayu
Nederlands Norsk
Polski Português
Română Русский
සිංහල Slovenščina
Srpski Svenska
ภาษาไทย Türkçe
Українська 简体中文

Who is online? (12)

Discussion forum for user group: RIO DX GROUP

Thread: E AGORA??

Back to the Forum

AuthorText

Posted: 2009-08-05 02:37
Pessoal,
desde o inicio selecionei a opção de 20ppm para velocidade do caracter e efetiva, a tonalidade comecei com 800Hz e depois (2 e 3 tentativas) mudei para aleatório. Escolhi isso por entender que essa seria a configuração mais próxima a realidade que encontrarei no radio. alias, a tonalidade varia muito. Pois bem, estou com o seguinte problema, consigo ouvir e entender muito mais rápido do que consigo anotar. Alguem tem algum maçete para ensinar, como aumentar a velocidade de anotação? Perco a concentração a partir do 4 ou 5 grupo transmitido, continuo entendendo o que estou ouvindo mas não consigo anotar.

Grato
João Gouveia - PU2UJG

Posted: 2009-08-05 04:26
Olá João,
Tenho o mesmo problema que você, nas primeiras lições tudo bem, dá para ir no teclado, mas quando o número de letras vai aumentando fico perdido, ainda não tentei anotar em papel e depois transferir, vou experimentar e posto aqui para comparar os resultados.
73's
Alexsandro - PU4HUD

Posted: 2009-08-06 03:42
Esqueçam esse negócio de anotar, a não ser que queiram virar escravos do papel....
Amigos é plenamente normal perder na hora de anotar, TODOS nós temos esta dificuldade, até porque muitos de nós não temos muita habilidade com os teclados, mais isso faz parte do treinamento, com a insistência neles o nosso cérebro vai criando alternativas e meios de lembrança para voces cumprirem coma a tarefa.
Tentem o seguinte, escutar e depois anotar, se estiver difícil inicialmente é normal, mais é um ótimo exercício par memorizar, seu cérebro vai começar a criar meios de memorização e depois de alguns exercícios retornem a escrever ao mesmo tempo que escutam e observem como vão lembrar das duas últimas que perdiam.
Lembrem-se o aprendizado não é só do código , mais sim como utilizá-lo em qso´s em alta velocidade, em breve estarão "ESCREVENDO COM OS OUVIDOS"

Posted: 2009-11-08 18:17
Vamos ver se consigo ajudar.

Estava num chat com o Ferreira PT2FE e ele me comentou, após eu solicitar que ele
aumentasse a velocidade porque o % de acertos dele estava muito grande (94%), ele me respondeu que se aumentasse mais não conseguiria escrever o que estava recebendo.

Quando chegamos nesse ponto é necessário iniciarmos uma nova técnica pra
permitir que ultrapassemos esta, digamos, dificuldade em escrever muito rapido.
Alias passou de 25/30 só se for com taquigrafia.

Os profissionais, utilizavam maquina de escrever para receber mensagens telegraficas.

É necessario fazer o seguinte:

Começarmos a retardar a recepção em 1 letra, da seguinte forma:

digamos que esteja sendo transmitido meu nome JULIO.

Quando for transmitida letra J, guarda na mente e não escreve nada.

Após a transmissão da segunda letra, no caso a letra U, escreve no papel a primeira letra J.

Após a transmissão da terceira letra, no caso a letra L, escreve no papel a segunda letra U.

Vai assim até acabar a palavra.

Parece meio idiota, mas rapidamente a gente se acostuma a fazer isso.

Que diferença isto vai fazer?

Vai te permitir ultrapassar a barreira das 25/30 ppm. Se não fizer isto você vai esquentar muito a cabeça para superar esta barreira.

E aí é que está o PULO DO GATO.

Esta prática vai permitir montar as palavras na mente, não mais depender do papel e dessa forma o limite da velocidade de recepção vai ficar limitado a nossa mente.

Inicialmente todos temos dificuldade em receber sem escrever. Com esta técnica, tchau para o papel.

Duvidas? comentários?

73s Julio PP2BT

Posted: 2010-01-03 18:20
boa ajuda claro

Posted: 2016-05-20 15:45
Ola todos, estou aprendendo CW tambem, e ja fui aprovado para Classe B.

Tenho treinado em 20 PPM ate 10 PPM no Metodo Koch (media de 15 PPM).

Duvida:
a) melhor diminuir a velocidade para aprender mais facil, ou

b) ficar insistindo repetidamente dia-apos-dia sem reduzir a velocidade ?

Como tenho serio problema de memoria curta, nao consigo memorizar nada.

73 de PU1RYM
Roney

Posted: 2016-07-14 20:02
Ola Roney o importante é treinar porem deve treinar e refazer todo o curso a 20ppm solidos depois que estiver pronto passado por todo o curso a 20 ppm ( nao menos!!) passe a treinar as ferramentas de velocidade ( palavras e indicativos) para primorar sua velocidade. Nao adianta tentar pular as etapas !! 73's

Back to the Forum

You must be logged in to post a message.

$Id: forum.php 62 2015-01-12 17:34:44Z fabian $